- Marinas Açores
- Ilhas dos Açores
- O Que Fazer
- Reserve A Sua Viagem
|
Desde o séc. XV que a Baía de Angra do Heroísmo é considerada “porto de escala dos mares ocidentais”, sendo paragem obrigatória para os navios que cruzavam o Atlântico. Hoje, a Marina d’Angra é envolvida por uma cidade Património Mundial da UNESCO desde 1983 pela sua arquitectura. A Marina tem excelentes serviços complementares de topo de gama, que dão à cidade uma nota de modernidade.
Ao lado da Marina encontra-se uma praia e, do lado oposto, podem descobrir-se os parques arqueológicos subaquáticos da cidade. Estar nestes parques é mergulhar na História: encontrará um cemitério de âncoras e ainda o que resta do naufrágio do Lidador, navio português do séc. XIX. A Marina d’Angra detém a Bandeira Azul Europeia desde 2006.
A Marina de Angra tem sido visitada por aves pouco comuns na RAA, e duas delas têm prolongado a sua estadia:
Um mergulhão aparentemente umPodylimbus podiceps (mergulhão-caçador ou mergulhão-de-bico-grosso), invernante ocasional (raro) nos Açores e é originário das Américas. Pelo tipo de plumagem parece um jovem adulto não reprodutor. Parece estar bem de saúde.
Garça-nocturna-coroada Nyctanassa violacea. Nativa do continente americano.“Desde finais de Julho do ano passado que esta ave é frequentemente observada na Marina de Angra do Heroísmo”.
Programa Bandeira Azul
O Programa Bandeira Azul para o corrente ano tem como tema a Biodiversidade em Sistemas Aquáticos. Neste âmbito vão decorrer no dia 3 de Dezembro pelas 10:00 no Observatório do Ambiente dos Açores, duas palestras por Biólogos da Universidade dos Açores sobre os seguintes temas: “Efeitos do aumento do dióxido de carbono (CO2) nos organismos marinhos” e “Biodiversidade existente no Sistema Aquático da Marina d’Angra”, ressalvando a importância da sua monitorização, numa perspectiva de constante busca de opções sustentáveis de preservação do ecossistema da Marina.