- Marinas Açores
- Ilhas dos Açores
- O Que Fazer
- Reserve A Sua Viagem
|
A Marina da Praia situa-se na baía da Praia da Vitória, baía esta que foi um marco importante na História de Portugal pois, a 11 de Agosto de 1829 desenrolou-se a batalha da Praia que marcou a vitória dos Liberais sobre os Absolutistas, atribuindo o nome de Praia da Vitória à atual cidade da Ilha Terceira.
O regime absolutista de D. Miguel ganhou força e apoio de Portugal inteiro, à exceção da Ilha Terceira, que se manteve leal aos princípios Liberais.
Assim, a 11 de Agosto de 1829, o exército Absolutista tentou desembarcar na Baía da Praia que foi defendida pelos seus fortes de marinha e tropas Liberais que alcançaram a vitória, levando a que D. Maria II atribuísse à Praia da Vitória o título de “Muito Notável”.
No ano de 2013, a 11 de agosto, procedeu-se à apresentação de um painel de azulejos na Avenida Marginal da Praia da Vitória, painel este que retrata a batalha ocorrida a 11 de agosto de 1829 e que caracteriza a tentativa de invasão da força Miguelista na baía, realçando a importância histórica da derrota desta força frente aos liberais, e a vitória dos ideais Liberais na ilha Terceira e posteriormente em todo o país.
Importa referir que, a atual Marina da Praia da Vitória está situada onde existiu em tempos um pequeno porto de pesca, que durante muitos anos serviu os pescadores locais, apoiando assim uma importante vertente da economia da antiga Vila da Praia da Vitória. A construção do atual porto de pesca, junto do novo Porto Comercial do Cabo da Praia, permitiu que se reordenasse a zona construindo-se a Marina.
A construção do porto de pesca da Praia da Vitória, foi realizada em 1927, pelo então presidente da Câmara Municipal, António Jacinto Ázera. O desenvolvimento deste porto ficou a dever-se, em grande parte, à presença Britânica e Americana na Ilha Terceira, a partir de 1943, aquando da II Guerra Mundial. Em 1954/55 as Forças Norte Americanas construíram um pontão, ainda hoje utilizado na marina.
A Marina da Praia da Vitória foi inaugurada no ano 2002 e é administrada pelo Município da Praia da Vitória, dispondo de 210 postos de amarração com água e luz. É uma Marina visitada por diferentes iatistas de diferentes nacionalidades, sendo que as nacionalidades que mais se destacam são a Francesa, a Alemã e Britânica.
Esta Marina localiza-se no extremo Este da ilha Terceira no arquipélago dos Açores, situada a 38º 43’N e 27º 03´W, protegida pelos molhes Norte e Sul da baía da cidade da Praia da Vitória.
Após passar os molhes, avista-se a NW o molhe de proteção da marina entre as praias de areia da Prainha e Praia Grande e a frente marginal da Avenida Beira-Mar.
O acesso à cidade faz-se através duma ampla zona pedonal a um minuto do centro.
A baía proporciona excelentes condições para a prática de desportos náuticos, como sejam a vela, windsurf, esqui aquático, motonáutica, excursões organizadas de barco, pesca desportiva, mergulho subaquático e whale watching.
A marina está localizada na costa Este da ilha Terceira, na Baia da cidade da Praia da Vitória, protegida por dois molhes com farolins ( norte e sul). O farolim do molhe sul encontra-se numa torre branca com 3 faixas vermelhas é conspícuo. As profundidades são boas junto ao quebra-mar.
A aproximação ao porto é feita rumando entre os quebra-mar exteriores mantendo-se junto ao norte. Uma vez dentro do porto um rumo perto dos 310º levo-o à entrada da marina que possui dois molhes. Quando o molhe sul estiver pelo través de EB rume ao N. Deixe o molhe norte por BB.